Ah, pois é! Como tudo na vida é preciso começar do absoluto zero ( ou quase ). Por isso e como não tou para escrever muito hoje ( são 6 da matina, é sexta-feira/sábado e gosto de whisky ) aqui estão uns quantos actores em início de carreira em filmes/séries de TV que posso orgulhosamente dizer que vi ANTES de serem conhecidos, e alguns que tenho mesmo na minha dvdteca pessoal. Em comum têm que todos ou já foram nomeados ou galardoados com Oscars, ou estão em bom caminho de o ser.
Tentem reconhecê-los sem olhar as legendas...
PROOF, um drama psicológico australiano de 1991 ( e que já passou na TV portuguesa a altas horas da madrugada ) ganhou muitos prémios no seu país de origem e serviu de passaporte para Hollywood a HUGO WEAWING ( O Agente Smith de MATRIX ) e um muito jovem e quase irreconhecível RUSSELL CROWE ( Oscar por Gladiator e tá tudo dito )...
Sim, o sempre (demasiado) sério SEAN PENN, num papel de "surfing stoned dude" em FAST TIMES IN RIDGEMONT HIGH, comédia juvenil de Cameron Crowe. Antes de ter 2 Oscars, passou os anos 80 ou a fazer os mais variados ( e nem sempre devidamente reconhecidos ) papéis ou a entrar nas colunas de mexericos por agredir paparazzis por ser marido da...Madonna!
Lembram-se do puto do IMPÉRIO DO SOL do Steven Spielberg? Quem diria que um dia o galês CHRISTIAN BALE seria...Bruce Wayne/BATMAN?
JACKIE EARLE HEALEY ( o bacano do meio de chapéu ) esteve no limbo do cinema comercial durante quase 20 anos, enquanto entrava em filmes menores direct-to-video e fazia pela vida em várias profissões...até regressar em grande em 2006 por um papel em LITTLE CHILDREN que lhe valeu uma nomeação para o Oscar. Surpreendentemente...não foi redescoberto pelo Quantin Tarantino. À esquerda na foto o hoje super-famoso TOM CRUISE e à direita o não-tão-famoso-actor-tornado-mais-ou-menos-conhecido-realizador-JOHN STOCKWELL no obscuro filme LOSIN´IT.
JOHNNY DEPP no PLATOON do sempre polémico realizador OLIVER STONE. Porventura o seu papel mais secundário de sempre ( quase figurante, é o militar americano que fala vietnamita )...e também o seu papel mais "normal ( e quando digo normal refiro-me a "pessoa normal", não "normal no Johnny Depp" )". No ano seguinte entraria na série policial juvenil 21 JUMP STREET ( RUA JUMP 21 ). O que aconteceu a seguir já se sabe, TIM BURTON dirigiu-o numa série de interpretações completamente alucinadas que se virão a tornar a imagem de marca deste autêntico camaleão.
Já CHARLIE SHEEN ( quase um irmão gémeo do Tom Cruise na altura ) no mesmo PLATOON teve o papel principal e voltou a ser figura central em WALL STREET do mesmo realizador ( papel que voltará a interpretar na sequela a estrear este ano ) mas onde cómicos se tornam actores dramáticos, Sheen veio a tornar-se mais conhecido como cómico, e hoje, a par dos problemas com drogas e acusações de violência doméstica, podemos vê-lo como o hilariante Charlie Harper em 2 HOMENS E MEIO.
Já CHARLIE SHEEN ( quase um irmão gémeo do Tom Cruise na altura ) no mesmo PLATOON teve o papel principal e voltou a ser figura central em WALL STREET do mesmo realizador ( papel que voltará a interpretar na sequela a estrear este ano ) mas onde cómicos se tornam actores dramáticos, Sheen veio a tornar-se mais conhecido como cómico, e hoje, a par dos problemas com drogas e acusações de violência doméstica, podemos vê-lo como o hilariante Charlie Harper em 2 HOMENS E MEIO.
Sim, o LEONARDO DICAPRIO lado do Johnny Depp (numa outra interpretação dita "normal" porque parece o único memnro são de uma família completamente disfuncional ) como jovem deficiente mental de 17 anos em WHAT´S EATING GILBERT GRAPE, o que lhe valeu uma nomeação para o Oscar (aos 20 anos)...foi a primeira das muitas que não ganhou. Um dia terá mesmo que ser...
E no mesmo ano da 1ª nomeação do Leonardo DiCaprio, ANNA PAQUIN, com apenas 11 anos ganhou um Oscar de Melhor Actriz Secundária em O PIANO. Posteriormente foi Rogue em X-MEN e Sookie Stackhouse na série de TV TRUE BLOOD.
Lembram-se da série cómica BLACK ADDER (que saudades que tenho de me rir até faltar o ar )? ROWAN ATKINSON escreveu e interpretou quatro gerações da maquiavélica família nobre inglesa Blackadder com os seus diabólicos planos de subir ao trono ( ou ganhar uns trocos à pala disso), antes de se tornar mundialmente famoso com o humor básico e gestual de MR. BEAN, onde infelizmente não existe a absoluta genialidade e cinismo dos seus comentários sarcásticos. Miranda Richarson, a irritante e mimada Rainha Isabel I viria a tornar-se uma das mais talentosas actrizes dramáticas já com duas nomeações de Oscars e interpretará Rita Skeeter no próximo filme do HARRY POTTER ( confesso, nunca me interessou minimamente esta série ). Porém sem dúvida o caso de sucesso mais surpreendente foi o de HUGH LAURIE. De interprete de duas gerações dos aristocratas mais estúpidos e burros do Reino Unido, o cómico britânico livrou-se do sotaque e hoje em dia é mundialmente conhecido como o cínico ( e americano ) DR. HOUSE.
O australiano ERIC BANA é hoje conhecido como um dos mais aplicados actores de Hollywood. Deu-se a conhecer mundialmente em HULK, como secundário roubou o protagonismo ao próprio Brad Pitt em TROIA e consagrou-se em MUNIQUE. Foi mesmo tido como sério candidato ao papel de James Bond antes de Daniel Craig. Quem diria que o seu passaporte para Hollywood seria no papel de Mark Read Chopper em CHOPPER, o criminoso mais famoso da Austrália? Nada mau para alguém que até há 15 anos era conhecido apenas no seu país como...comediante.
Há uns anos passou na RTP2 uma série de aventuras chamada ROAR, sobre um bando de guerreiro célticos que lutava contra os invasores romanos. No papel principal um jovem actor australiano chamado... HEATH LEDGER.
Há uns anos passou na RTP2 uma série de aventuras chamada ROAR, sobre um bando de guerreiro célticos que lutava contra os invasores romanos. No papel principal um jovem actor australiano chamado... HEATH LEDGER.
Na que deve ser uma das melhores gestões de carreira de sempre, TOM HANKS tornou-se famoso em comédias parvas como SOLTEIROS E TARADOS ( foto ) para posteriormente passar a comédias mais inteligentes e mais tarde a papeis dramáticos ( FILADELFIA, FORREST GUMP ) que lhe valeram 2 Oscars e o estatuto de um dos actores mais bem pagos. No campo completamente oposto, que pensará disso o hoje completamente esquecido MICHAEL DUDIKOFF ( à direita na foto ) que se viu atirado para produções de série B nos anos 80 ( Lembram-se do NINJA AMERICANO ) até desaparecer do mapa?
Quem cresceu nos anos 80 talvez se lembre que as bicicletas BMX estavam na moda, e mais de uma vez tenha alugado ( porque só os meninos de famílias ricas podiam fazer cópias porque eram precisos 2 gravadores VHS e cada um custava em média mais de 400€ da nossa moeda ) um filme ( australiano ) que se tornou bastante famoso em Portugal na época da explosão dos clubes de video ( 86...87...) chamado BANDIDOS DAS BMX. O que talvez não se lembrem é que a actriz principal era uma miuda de 16 anos chamada NICOLE KIDMAN.
E falando de desportos radicais dos anos 80, quem não se lembra de certo filme chamado OS LOUCOS DO SKATE onde o herói era um tal de...JOSH BROLIN? Um filme que porventura foi o primeiro contacto de muito gente com um certo grupo chamado RED HOT CHILLY PEPPERS antes de serem mega-famosos nos anos 90? Ah, pois é!
E para terminar, aquele que começa a ser reconhecido como um dos actores mais talentosos da sua geração e que podemos ver este ano em 500 DIAS DE VERÃO e INCEPTION: JOSEPH GORDON-LEVITT. Lembram-se do extraterrestre disfarçado de puto humano com hormonas aos saltos na hilariante série 3º CALHAU A CONTAR DO SOL?