sábado, 17 de julho de 2010

É ESCOCÊS COMO O WHISKY ( post da bebedeira )!!!

Ah pois, isto hoje tá impróprio para consumo da blogada. Mas quem só tem a sexta-feira livre depois de uma fodida semana de trabalho tem duas opções: fica em casa a ver DVD´s com uma ventoinha ao lado ou...vai póskopes.
E certo é que ir póskopes nesta altura do ano especialmente quando todo o mundo de férias é deprimente porque sei que nesta altura do ano eu trabalho a TRIPLICAR. Assim a ida pós copos torna-se sagrada mas... a ressaca é a factura a cobrar do dia seguinte, e ainda está uma noite de trabalho pela frente. Que saudades dos fins de semana de inverno, 2 ou 3 DVDs alugados com filmes nunca vistos que se podem tornar ou surpresas ou desilusões. Porque quando não há vontade para vê-los sei que há 2 ou 3 sítios que estão cheios. No verão não há paciencia para ver filmes. Tá calor. A malta quer é o ar fresco da noite. O pior é que o álcool não foi feito para o verão, podemos optar pelas abichanadas e caras caipirinhas mas eu só bebo whisky e o resultado é desidratação e uma ressaca/ desideratação descomonal o dia seguinte. Assim, com um esforço enorme para não pregar erros ortográficos nas calinadas que escrevo ( ao menos isso ) pego nos seguintes dados matemáticos ( olho, tamos a lidar com ciências exactas e se não temos cuidado acabamos destruindo o Universo...):


WHISKY + CALOR / VERÃO / DESIDERATAÇÃO + BLOG CINÉFILO + BEBEDEIRA ÉPICA...
Faço a redução e dá-me isto...


BEBIDA ESCOCESA + SOL + BLOG CINÉFILO + BEBEDEIRA ÉPICA...


...aos quais adiciono:


QUARENTONA ASIÁTICA QUE METE NO CHINELO QUALQUER MENINA DE 20 ANOS + ACTOR IRLANDÊS QUE AINDA NÃO FOI SUFICIENTEMENTE RECONHECIDO POR SER DEMASIADO ANDRÓGINO + ACTOR MAORI QUE JÁ VIMOS EM MUITOS FILMES COMO SECUNDÁRIO MAS QUE RAIO QUE NINGUÉM SE LEMBRA DO NOME DO GAJO + ACTOR JAPONÊS QUE TRESANDA ESTALECA E CARISMA PELOS POROS + ACTOR VILÃO DE REFERÊNCIA HOJE EM DIA MAS NÃO LHE CONSEGUIMOS VER A CARA PORQUE A PELE TÁ A CAIR AOS BOCADOS...


E após um ou dois cálculos matemáticos dá-me o seguinte...
FILME DE CERTO GAJO ESCOCÊS QUE FOI UM FRACASSO DE CRÍTICA E BILHETEIRA MAS QUEM VIU ADOROU EMBORA IRONICAMENTE TENHA ACABADO QUEIMADO COMO A PRÓPRIA TEMÁTICA DE TENTAR VIAJAR AO SOL ( E É PENA O TITANIC DO JAMES CAMERON NÃO SE TER AFUNDADO MAS É GRAÇAS A ISSO QUE O LEONARDO DICAPRIO TORNOU-SE FAMOSO E HOJE É UM GRANDE ACTOR E SÓ É PENA QUE CONTINUE COM A PINTA DE PUTO DO TITANIC ), MAS QUAL FÉNIX NO FILME/ANO SEGUINTE RENASCE DESSAS MESMAS CINZAS DA QUEIMA SOLAR E DE ESTALO RECEBE OS DOIS ÓSCARES PRINCIPAIS POR MELHOR REALIZADOR E MELHOR FILME, OU SEJA, DO INFERNO ( FORNALHA SOLAR ) AO NIRVANA ( HINDU ) EM GRANDE FORMA!


Assim e como a bebedeira não dá para mais faço ainda maior reduçãoo e coloco aqui os dois cartazes dos filmes desse realizador, e o resultado da diferença entre os dois define a genialidade desse tal realizador escocês...




Ufa...digam lá se não foi o post alcoolizado mais genial alguma vez escrito?


















































































...e as minhas distantes raízes asiáticas dizem-me que num mundo prefeito eu seria um milionário e o sol não queimaria assim tanto e estaria casado ou com a Michelle Yeoh ( Sunshine ) ou com a Freyda Pinto ( Quem Quer Ser Milionário )!




sexta-feira, 16 de julho de 2010

Surpresa do dia: RANGO

Um western sobre um camaleão com crise de identidade, vestindo uma camisa hawaiiana vermelha IGUAL À MINHA, e AINDA POR CIMA com voz do JOHNNY DEPP ( o maior actor-camaleão dos últimos anos )? E dirigido por Gore Verbinsky, o realizador da trilogia Piratas das Caraíbas?


TENHO QUE VER ISSO!!!
...mas só em 2011! Engraçado como ontem falava que INCEPTION/ A ORIGEM deve ter os melhores teaser e trailer do ano e de repente isto...
Primeiro o teaser...



...tá certo! Faz lembrar um antigo filme com o Johnny Depp, ARIZONA DREAM, do realizador bósnio Emir Kusturika...


Agora o trailer...

AH AH AH! E eu que pensava que, tirando a Pixar, os filmes de animação 3D estavam cada menos interessantes ( deixei de ter paciência para o Shrek desde o 2º... )

Para já, RANGO tem pelo menos o melhor poster do ano!




























































NOTA CONSCIENTEMENTE ECOLÓGICA: Lembram-se d´À PROCURA DO NOME? Tenho cá para mim que a captura/ venda de camaleões para mascotes vai disparar quando este filme sair...

quinta-feira, 15 de julho de 2010

R.I.P. Harvey Pekar

O fim do Esplendor Americano.

Com tristeza li hoje que Harvey Pekar faleceu aos 70 anos. Em jeito de homenagem farei uma pequena crítica de um filme que vi já há algum tempo: AMERICAN SPLENDOR - ESPLENDOR AMERICANO filme esse que provavelmente deu a conhecer internacionalmente esta pessoa tão singular da cultura underground americana. Pekar teve o mérito de ter transformado a sua vida banal e desinteressante numa banda-desenhada, escrita e desenhada por si próprio entitulada American Splendor. Segundo ele não ganhou nada com isso, mas a acreditar no filme, ele não era propriamente um homem muito optimista. O que é certo é que a sua vida não só deu para escrever várias bandas-desenhadas e conviver com outras figuras de "vulto ( ou será antes de culto )" como Robert Crumb ( Fritz The Cat ) como também serviu de inspiração a este grande pequeno filme.

O filme em si é uma biografia/documentário da vida de Pekar, intercalando entrevistas de pessoas reais ( e é preciso ver a quantidade ( ou será "qualidade" ) de freaks que conviviam consigo ) com a dramatização/ exposição dessa estranha maneira de viver por actores. 
O extraordinário ACTOR Paul Giamatti interpreta Pekar, e é extremamente interessante compará-lo ao verdadeiro Pekar em todo os seus maneirismos e comicidade natural de alguém que parecia estar constantemente de mar humor.
O filme em nenhum momento aborrece, e muitas vezes funciona como uma comédia, torna-se mesmo difícil acreditar que não estamos a seguir uma história de ficção quando a dramatização é intercalada numa hábil montagem com hilariantes ( e humilhantes ) entrevistas televisivas verídicas.

Vale a pena comprar ou apenas alugar?
Comprar, claro! E nem significa grande despesa. É mais um "café mal-amanhado". Felizmente algumas das mais interessantes produções independentes são distribuídas cá em Portugal por editoras nacionais que disponibilizam os filmes em revistas ou jornais. O meu exemplar comprei-o por apenas... 1.95€, por isso se algum dia encontrarem este filme nalguma papelaria ou revista não tenham a mínima das dúvidas em comprá-lo, aliás sempre fica mais barato que o próprio aluguer num clube de vídeo.

E
a minha escolha pessoal de "Cena buéda bem filmada"...
Numa determinada altura da sua vida Pekar sofreu um enfarte que lhe veio a servir de inspiração para a BD "Our Cancer Year", espécie de diário da doença ( e pensa-se que tenha sido um enfarte a razão da sua morte à altura em que escrevo isto ). O que se segue a seguir é um espectacular monólogo passado num sonho/coma, digno de um Oscar ( e ainda não me cabe na cabeça como Paul Giamatti não foi nomeado ). Em homenagem incluo aqui o video e a transcrição do mesmo. Só mesmo um génio como Pekar para inspirar a banalidade da vida numa estranha teoria da conspiração; e só mesmo outro génio como Paul Giamatti para interpretá-lo.

"Meu nome é Harvey Pekar. É um nome incomum. Harvey Pekar. Isto aconteceu no ano em que fui viver para o meu primeiro apartamento e tive minha primeira lista telefónica. Agora imaginem minha surpresa quando fui procurar o meu nome na lista...e vejo que em vez de mim está listado outro Harvey Pekar. Eu estava listado como Harvey L. Pekar. My nome do meio é Lawrence. Ele estava listado como Harvey Pekar. Assim o nome dele era completo. Depois nos anos 70...reparo que um terceiro Harvey Pekar estava listado na lista telefónica. Isso encheu-me de curiosidade. Como podem existir três pessoas com um nome tão invulgar como Harvey Pekar no mundo...muito menos na mesma cidade? Até que um dia...uma pessoa com quem trabalho veio dar-me as condolências...pelo que ela pensava ser o falecimento de meu pai. Ela mostrou-me a notícia na necrologia do jornal...por um homem chamado Harvey Pekar. E um dos seus filhos chamava-se Harvey Pekar. Esses eram os outros Harvey Pekars. E seis meses depois Harvey Pekar, filho, morre. Embora eu não tenha conhecido nenhum deles...fiquei cheio de tristeza. "Como seriam eles?", pensei. Parecia que nossas vidas estiveram ligadas de uma maneira indefinível. Mas a história não acaba aqui! Porque dois anos depois outro Harvey Pekar apareceu na lista telefónica. Quem são essas pessoas? De onde vêm? Que fazem? Que há num nome? Quem é Harvey Pekar?"

Quem é Harvey Pekar? Hoje um génio no Céu.

2003, EUA
Realizadores: Shari Springer Berman & Robert Pulcini 
Argumentista: Harvey Pecker e esposa Joyce Brabner ( BD American Splendor e Our Cancer Year ), Shari Springer Berman & Robert Pulcini

Trailer:

Teaser: Inception ( A Origem )

Minha opinião pessoal de 2010: está a ser uma merda ( culpa nossa que deixamos os mesmos c#br@£s no (des)governo ). Minha opinião cinematográfica de 2010: no deserto de ideias e cinema de qualidade estamos prestes a levar com uma monção! Isso porque 2010 é ano de novo filme do MESTRE Christopher Nolan. Confesso que ainda não vi o seu 1º filme, Following mas alguém que com apenas 40 anos tem na sua filmografia obras-primas como Memento, Insomnia, Batman Begins, The Prestige e o estrondoso sucesso Batman: Dark Night, vou ver o filme de olhos vendados ( yeah, right! Baboseira do ano ). Estando já que confirmado para 2012 o 3º Batman de sua bem mandada direcção, estamos no ano de intervalo entre cada filme do morcego mais famoso do mundo e como tal...é tipo o Europeu de Futebol, é o campeonato mais pequeno entre os Mundiais.

Vamos ser sinceros: o Steven Spielberg tem mais filmes importantes, mas tem uma carreira que começou quando o Nolan nasceu. E o Ridley Scott tem apenas duas obras absolutamente incontornáveis: Alien e Blade Runner, o resto está entre o excelente ( Gladiator/ Black Hawk Down ), o bom e o muito mau ( GI Jane ). E o James Cameron deu-nos os dois primeiros Terminators e o ( sagrado sinal da cruz ) Aliens, até nos espetar com o pastelão do Titanic ( sim, chorei com o filme...ao pensar que estava a contribuir para o seu enorme sucesso com o meu dinheiro ( muito mal ) gasto no bilhete... ) e pronto, lá se redimiu com o Avatar. Do George Luca$ melhor pensar apenas na Guerra das Estrelas ( o original ). A meu ver o Nolan não tem manchas no currículo, e isso em apenas 13 anos de carreira.
Assim conto os poucos dias que faltam para a estreia de
INCEPTION - A ORIGEM e deixo aqui aquele que deve ser o melhor teaser ( pré-trailer, uma espécie de aperitivo ) dos últimos tempos. Nem uma única linha de diálogo, apenas uma música misteriosa e imagens intrigantes capaz de aguçar a curiosidade de qualquer pessoa...mas afinal o que é que se passa? Porque o único que somos capazes de reconhecer é que o cada vez mais intenso Leonardo DiCaprio é o actor principal.



O novo trailer já não abdica da voz-off mas consegue a proeza de aumentar ainda mais a estranheza, como se na busca de respostas apenas ficassemos com mais dúvidas. E começo a ver o elenco...Cillian Murphy! Ellen Page! Tom Hardy! Ken Watanabe! Michael Caine! Joseph Gordon-Levitt ( fixem este nome )! Lukas Haas! Marion Cotillard! Pete Postlethwaite! Tom Berenger! Desde os tempos do Batman Begins que não via um elenco destes, é daqueles elencos que só se encontram nos sonhos...que parece ser a ideia principal da história.



Terei o imenso gosto de satisfazer a minha curiosidade pessoal indo à estreia já no próximo dia 22...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Crítica do dia: O DESPERTAR DA MENTE (ETERNAL SUNSHINE OF THE SPOTLESS MIND)

E assim repentinamente...lembrei-me
do Despertar da Mente


Por razões pessoais e de "logística" achei por bem que minha 1ª crítica seja respeitante a um dos meus filmes favoritos, Eternal Sunshine of The Spotless Mind ou como é por cá conhecido O Despertar da Mente. O problema é que eu tenho tantos filmes favoritos que estava na dúvida em qual escolher, até que, tal como o filme, este veio-me à memória quando fui meter gasolina no meu velho chaço. Assim informo desde já o seguinte: está à venda em qualquer bomba de gasolina por apenas…1,95€. É a sorte de termos algumas editoras portuguesas que colocam periodicamente bons filmes ao preço de um café mal-amanhado. Assim, quem viu e gostou do filme e ainda não o tem na sua colecção pode ir comprá-lo…a não ser que prefira beber um café mal-amanhado…PAROU! Eu disse inteligente comédia...um momento! Após visionamente o adjectivo é válido! Não estamos em território de Máscaras nem Ace Ventura, num mundo perfeito após podiamos esquecer isso!
Voltando ao filme: é uma inteligente comédia romântica de ficção-científica escrita pelo sempre genial Charlie Kaufman. A sua maior virtude: Jim Carrey...
Quem esperar uma comédia parva típica do homem de cara-de-borracha, vai ficar (muito) desiludido. Se no entanto tem o bom gosto de ver um filme diferente com uma mente aberta, não se vai arrepender. E se é daquelas pessoas que sabem que o Jim Carrey é mais que o cómico de costume um excelente actor, tem aqui motivos para se congratular e aplaudir. E eu digo neste caso que é de aplaudir e muito, muito mesmo! Nunca gostei dele como cómico, reconheço que sim, ele tem piada e pode fazer rir, mas filmes de riso fácil e forçado não são propriamente o que eu chamo bons filmes. E neste filme ele mais uma vez mostra que é um actor extremamente talentoso e enquanto não fôr reconhecido como tal ( e ainda não compreendo como a Kate Winslet foi nomeada para o Oscar e o Jim Carrey não…) lá continuará a fazer as caretas de costume nos filmes que, sejamos sinceros, o tornaram um dos cómicos mais bem pagos de Hollywood ( ok, chamem-no vendido e mostrem-me os vossos baldes do lixo ). Joel ( Jim Carrey ) é um simpático e solitário indivíduo que uma semana depois de uma discussão com a sua bem namorada Clementine ( Kate Winslet ) vai fazer as pazes com ela. Pois bem, ela não só já arranjou outro como também não o conhece. E aí começa a ficção científica; por amigos comuns Joel descobre que Clementine foi à Lacuna, uma clínica onde apagam a memória das pessoas. Movido por uma justificada dor-de-corno, Joel recorre aos mesmos serviços mas apagar as memórias de alguém é um processo que leva uma noite inteira, especialmente se os técnicos encarregados de o fazer aproveitam o tempo livre para tomar uns copos… e bem lá no fundo Joel não quer perder as boas memórias que tinha de uma relação desastrosa. Assim, parte da história passa-se dentro da mente dele e na sua tentativa heróica de salvar Clem do que lhe resta da memória. E que bem que isso é mostrado! O realizador Michel Goundry, conhecido "artista" de videoclips filma a parte subcosciente das memórias apagadas como paredes que se derrubam ou livros que perdem as capas. Sabemos que ambos são personalidades opostas, Clem é egoísta, Joel é simplesmente o que é. Ironicamente a realidade desta história fantástica está em que o que um ser humano idealiza está no seu interior e mesmo sabendo que a relação está condenada uma e outra vez à ruptura, também é verdade que os opostos se atraem porque cada pessoa sente como sente e a realidade não muda isso. Pessoalmente não senti nenhuma simpatia pela personagem de Clem mas é fácil sentirmos uma empatia por ela porque conhecemo-la através das memórias que Joel desesperadamente tenta salvar. É fácil sentirmos uma inversão de valores, no fim afinal eles até não são assim tão diferentes e como muito bem nos explica o mote do filme…é possível apagar alguém da memória mas não do coração.
Nada das caretas e espalhanços de costume por parte do Jim Carrey, a sua contenção e sinceridade fazem esquecer alguém que já foi um efeito especial de cara verde e zoot-suit amarelo. O elenco está todo excelente ( já referi que a personagem da Kate Winslett não me inspira simpatia mas isso não desvaloriza a sua interpretação ), e temos nos papéis secundários actores como os sempre excelentes Tom Wilkinson e Mark Rufallo, e mesmo a Kirsten Dunst e o Elijah "Mr. Frodo" Wood surpreendem pela positiva.Esperem novas leituras em cada novo visionamento do filme, detalhes que nos escaparam da vez anterior. E pelo preço do café mal-amanhado e se não houve alterações na edição, o DVD em si é muito interessante, especialmente o videoclip do tema principal, em si bastante original. Pergunta: como é que um realizador conhecido pela originalidade dos seus videoclips promove o tema principal sem por isso se distanciar ou corromper o filme em que é baseado. A resposta é simples: limitando-se a colocar cenas do filme, e colocando tudo ( e é mesmo TUDO, incluindo os objectos ) a cantar essa mesma música. Confiram o espectacular ( e ligeiramente "creepy") videoclip.

E a minha escolha pessoal de "Cena buéda bem filmada"...
Difícil escolher porque todo o filme é uma colecção de coloridas imagens surreais e a paisagem suburbana da pequena localidade de Mountauk no inverno dá-nos uma imagem onírica e aprazível pouco conhecida da área metropolitana de Nova York. A minha escolha pessoal vai para uma cena sem grandes artifícios, onde Clem e Joel estão simplesmente deitados no gelo a olhar para o céu. Talvez mesmo por essa simplicidade seja a imagem do cartaz…

Veredicto:
Vale ou não vale um café mal-amanhado? Há 5 anos em "full sprice" era um bom investimento, hoje a €1.95 é dado... f&%k the bad coffee!
2004, EUA
Realizador: Michel Goundry
Argumento: Charlie Kaufmann
Com: Jim Carrey, Kate Winslet, Tom Wilkinson, Mark Rufallo, Kirsten Dunst, Elijha Wood

Trailer:

E assim nasce meu 1º blog ( DEUS NOS AJUDE )...

Finalmente dei-me ao trabalho de criar um blog de cinema como vinha há muito prometendo a mim próprio, assim posso riscar isto da minha lista de coisas a fazer nos próximos 10 anos ( as outras são mais complicadas, como ficar rico, mudar de carro etc… ). Quem me conhece sabe que gosto de cinema. E também sabe que posso pregar secas enormes falando de cinema. Não me considero um bom crítico, tenho um grande conhecimento de filmes mas isso não significa que tenha bom gosto ( quantidade e qualidade raras as vezes são compatíveis ) mas tenho a humildade para reconhecer isso e também a arrogância para escrever o que eu quero e penso. Não peço que leiam mas também não escrevo o que todo o mundo espera ler, para isso existem os blogs não é?
Não sou dado a grandes floreados literários, gosto de dizer o que penso à minha maneira e de maneira a fazer-me entender. Principalmente gosto de me divertir a fazê-lo. Não sou nem admirador nem apreciador do que é politicamente correcto ( e dizer que odeio o Pulp Fiction e que acho o Tarantino completamente overrated já me vai valer muitos ódios ), limito-me a expôr minhas críticas, tanto posso achar o maior lixo cinematográfico uma obra prima e vice-versa, afinal é disto que é feita a crítica, uma palavra sempre controversa…é que criticar a priori é a maneira refinada de alguém dizer que quer mandar o trabalho de alguém à merda… mas sinceramente, acham que gajos que ganham muito mais que eu se vão importar com o que escreve um gajo a estas horas, ainda mais em PORTUGUÊS?
Nunca mexi num blog por isso esta página estará em constante mudança até encontrar um tema gráfico que tenha tudo o que preciso sem ter que arrotar o guito ao servidor para ter acesso a conteúdos exclusivos perfeitamente inúteis.
Sejamos sinceros, um blog é aquela parede onde espetamos nossas ideias… o muro das vaidades que queremos que todo o mundo leia. Não pretendo chatear ninguém, minha função é divertir-me a escrever e sempre que possível saber que alguém leu e concordou ou não com minhas críticas e propostas. Bem melhor que receber um mail enviado por mim que nunca é lido eheh.