quinta-feira, 22 de julho de 2010

Crítica do dia: os filmes de Savage Steve Holland com John Cusack

O primeiro a chegar faça o favor de trazer
as camisas-de-forças...
Nesta família a loucura não corre, galopa!
 Ok ok ok, parou parou parou. Sei que soa bem estranho porque não imagino hoje em dia alguém tentar vingar no meio cinematográfico com um pseudónimo como Savage Steve Holland a não ser que esse meio cinematográfico tenha degenerado em porno, por isso podemos ficar descansados que até ao momento (talvez) a maior mancha na carreira do John Cusack foi ter entrado nesse circo cheio de efeitos especiais mas vazio de conteúdo chamado 2012...

Savage Steve Holland é um talentoso animador, pioneiro dos desenhos animados "politicamente incorrectos" e isto revela-se nos seus dois filmes mais conhecidos: BETTER OFF DEAD(1985) e uma "quase-não-oficial-sequela/remake" ONE CRAZY SUMMER (1986). Ambos filmes tornaram-se obras de culto pelo seu humor completamente absurdo, e quando falo em absurdo não falo em parvoices tão más que não chegam a ser boas ( qualquer filme dos criadores/realizores/produtores/cagadores de Scary Movies e outros Crappy Movies ), mas sim pela absoluta demência, como se o nosso mundo real fosse o mais parecido com uma disparatada banda-desenhada, cheia de personagens caricatos e situações que, aos olhos de quem veja estes filmes, podem ir da absoluta genialidade à absoluta estupidez.
"Morrer sem estar doente é doentio"
Mas a sua mais valia é serem os primeiros filmes onde John Cusack teve o papel principal, e isso para bem ou mal definiu a sua carreira. Porque é ponto acente que é um excelente actor que inspira simpatia nos seus papéis; infelizmente parece que em cada filme que entra limita-se a fazer o mesmo papel uma e outra vez: o gajo simpático e azarado a quem a namorada deu com os pés, ou que por alguma razão está mesmo à rasca com a vida. Porém talvez seja mesmo por isso que é tão fácil gostar deste actor...é o santo padroeiro dos losers, talvez o (anti)herói definitivo por ser tão pouco convencional, a esperança que aqueles menos afortunados com a vida têm com um happy end onde tudo acaba bem porque afinal acabamos sendo todos um pouco como ele...
Ainda haverá um dia que este actor tenha o reconhecimento merecido, afinal o Jeff Bridges só ganhou o Oscar ao fim de 5 nomeações...mas o Cusack continua sendo menosprezado pela Academia, onde está a nomeação por HIGH FIDELITY?

                                                                                 
BETTER OFF DEAD
Os cartazes originais são
bem fixes mas mais uma
vez a capa do DVD é una mierda....
Voltando ao(s) filme(s) de Savage Steve Holland...é possível fazer a análise dos dois filmes conjuntamente porque basicamente ambos são o mesmo, apenas mudam as personagens, situações e meio. Em BETTER OFF DEAD John Cusack é Lane, um jovem obcecado ( e quando digo obcecado imaginem uma parede repleta de fotografias ) com a sua superficial namorada que lhe dá com os pés para namorar com o ricaço loiro arrogante ( uma personagem típica nas teen movies dos anos 80 ). Nisto aparece a estudante francesa de intercâmbio "refêm" dos horriveis vizinhos do lado. Junte-se a isso um irmão mais novo com mais sucesso com as mulheres, uma mãe com a fixação da cozinha artística e um pai que não se sabe bem que lhe passa na mona e estão os ingredientes lançados para uma vida deprimente e "suicidável" ( "nesta família a loucura não corre, galopa" ). E entre tentativas de suicídio e tentativas de recuperação, o filme é uma sucessão de personagens bizarras e situações completamente absurdas e surreais. 
"Eu quero os meus dois dólares JÁ!"
Destaque para um puto dos jornais que é um autêntico paperboy from hell,e que pontualmente aparece para cobrar a sua comissão de 2 dólares...como um Terminator em missão de extermínio. Curtis Armstrong ( lembram-se do fiel assistente do Bruce Willis em MODELO E DETECTIVE? ), um regular nos filmes de Holland tem as melhores deixas: "esquiar é fácil, vais lançado a toda a velocidade e se algo aparece na frente...desvias-te; estou nesta escola há sete anos, sei como as gajas pensam...não sou nenhum parvo; ISTO É NEVE, PURA NEVE ( neve/cocaina=snow), sabes o valor desta montanha nas ruas? ".


Não se deixem enganar, deve ser das cenas
( e personagens ) mais normais neste filme 

Minha escolha pessoal para cena buéda-bem-filmada: Tecnicamente as cenas de animação e de ski estão excelentemente filmadas, mas eu pessoalmente vou pelos street racers chineses ( um não fala inglês e o outro aprendeu inglês num programa de desporto )...é assim, conseguem imaginar-se parados no semáforo e ao lado está SEMPRE um carro com dois chineses a desafiar-vos para uma corrida? Pois, bem me parecia que não...mas até isso acontece neste filme.

Pronto, tá tudo dito... alguém ou abusou
ou esqueceu-se dos comprimidos.
Momento absolutamente absurdo: perguntar por um momento absolutamente absurdo neste filme é como pedir para encontrar uma agulha...no meio de um monte de agulhas. O filme em si é uma experiência absurda. Eu vou pelos hamburgers cantores (!!!!)




Trailer:



Better Off Dead, EUA 1985
Realizador: Savage Steve Holland
Argumento: o mesmo maluco, Savage Steve Holland
Com John Cusack, Diane Franklin, Curtis Armstrong...

                                                                                                          

ONE CRAZY SUMMER
Era uma vez uma jovem actriz
que ainda não se casara nem
divociara do Bruce Willis nem com o
 outro gajo 20 anos mais novo...
e ainda não tinha mamas de silicone
ONE CRAZY SUMMER é bastante mais soft e ingénuo mas continua a ter todos os ingredientes, junte-se a isso uma pré-siliconada Demi Moore e novamente Curtis Armstrong...e junte-se o histérico Bobcat Goldthwait ( mais conhecido como o histérico Zed das Academias de Polícia ) e um Jeremy Piven ( Entourage ) como sempre num papel secundário e já a mostrar sinais de perda de cabelo em início de carreira e temos uma uma bizarria ( talvez seja melhor dizer maluquice ) não tão negra e talvez mais sentimental que o filme anterior ( roçando a comédia romântica não fosse a catadupa de disparates logo no início do filme ). Grupo de amigos ( incluindo a irmã mais nova assustadora e seu cão aleijado ) vão passar as férias do verão na bonita zona de Nantucket e a partir daí sucedem-se as parvoíces como sejam salvar a casa da miuda gira vencendo uma corrida contra mais um beto loiro rico e arrogante com pai viciado em lagostas... e continuam os segmentos animados com um genial e desafortunado "rinoceronte com feios sapatos de vela(?????)" que não encontra o verdadeiro amor e é constantemente gozado pelos "coelhinhos girinhos e fofinhos" até que solta a sua Uzi e... bem, deu para entender? Não? Pois é...só mesmo visto.
Em 1986 os sapatos de vela estavam na moda para todos,
25 anos depois só os betos os usam...e dizem eles
que estão na moda
Ao contrário de BETTER OFF DEAD o filme foi menosprezado pela crítica e público mas não deixa de ser engraçado prestar atenção à "homenagem" que Holland fez aos conhecidos e polémicos críticos Siskel e Ebert; o ódio fervoroso que mostraram por este realizador levou a que dois dos coelhinhos girinhos e fofinhos ( que depois explodem em pedaços ) tivessem uma parecença mais que óbvia com eles.

Momento absolutamente absurdo: vou atirar à sorte...hum, colocar a traseira de um Ferrari num barco para este navegar mais rapidamente (?????????????????????).

Minha escolha pessoal para "cena buéda bem filmada": bem...a cena "à Godzilla" parte a loiça toda...ou melhor, a maquete da futura urbanização...


Ok...depois deste texto uma pessoa ou fica com curiosidade em ver o(s) filme(s) ou pensa que eu tou maluco...
Trailer:

One Crazy Summer, EUA 1986

Realizador: Savage Steve Holland
Argumento: outra vez o mesmo maluco, Savage Steve Holland
Com John Cusack, Demi Moore, Bobcat Goldthwait, Curtis Armstrong, Matt Mulhern, Jeremy Piven...

                                                                                   

Porém...
John Cusack desvalorizou BETTER OFF DEAD na altura ao dizer que este filme tinha dado cabo da sua carreira. Estranhamente viria a trabalhar novamente com Savage Steve Holland em ONE CRAZY SUMMER. Talvez para fazer um favor? Talvez em agradecimento? Talvez em arrependimento ou vergonhosa necessidade? Cuspiu no prato e depois quis comer novamente? Nunca se saberá porque parece que ao fim destes anos todos ambos continuam de relações cortadas mas parece que desde então...John Cusack faz o mesmo papel de sonhador desiludido uma e outra vez. Será que destruiu a sua carreira e o afastou de papeis mais variados ou pelo contrário construiu-lhe um mercado e afinal ele não é assim tão talentoso? Digam o que disserem é assim que eu gramo o Cusack, o (anti)herói das vidas mais azaradas...

Factor geek:
Ora bem...estamos a falar de comédias dos anos 80 com o John Cusack como jovem deprimido e dirigidas por um realizador de culto. Não é John Hughes  mas tão pouco estamos a falar de coisas mais sérias ou conhecidas, e temos segmentos de animação completamente disparatados.... ainda perguntam quão alto é o factor geek?

O meu Veredicto:
Recomendado a nostálgicos das comédias ( menos conhecidas ) dos anos 80 ou simples curiosos em saber até que ponto se consegue reproduzir na vida real as situações cómicas de um cartoon sem ter que recorrer a elaborados efeitos especiais...ou quem pensa que já viu de tudo. Haverá quem ache isto genial, e haverá que ache que são os filmes mais parvos que alguma vez vistos. E claro, tem o John Cusack a fazer de loser, o que por si é razão para ver o(s) filme(s)...

Sem comentários:

Enviar um comentário