quinta-feira, 15 de julho de 2010

R.I.P. Harvey Pekar

O fim do Esplendor Americano.

Com tristeza li hoje que Harvey Pekar faleceu aos 70 anos. Em jeito de homenagem farei uma pequena crítica de um filme que vi já há algum tempo: AMERICAN SPLENDOR - ESPLENDOR AMERICANO filme esse que provavelmente deu a conhecer internacionalmente esta pessoa tão singular da cultura underground americana. Pekar teve o mérito de ter transformado a sua vida banal e desinteressante numa banda-desenhada, escrita e desenhada por si próprio entitulada American Splendor. Segundo ele não ganhou nada com isso, mas a acreditar no filme, ele não era propriamente um homem muito optimista. O que é certo é que a sua vida não só deu para escrever várias bandas-desenhadas e conviver com outras figuras de "vulto ( ou será antes de culto )" como Robert Crumb ( Fritz The Cat ) como também serviu de inspiração a este grande pequeno filme.

O filme em si é uma biografia/documentário da vida de Pekar, intercalando entrevistas de pessoas reais ( e é preciso ver a quantidade ( ou será "qualidade" ) de freaks que conviviam consigo ) com a dramatização/ exposição dessa estranha maneira de viver por actores. 
O extraordinário ACTOR Paul Giamatti interpreta Pekar, e é extremamente interessante compará-lo ao verdadeiro Pekar em todo os seus maneirismos e comicidade natural de alguém que parecia estar constantemente de mar humor.
O filme em nenhum momento aborrece, e muitas vezes funciona como uma comédia, torna-se mesmo difícil acreditar que não estamos a seguir uma história de ficção quando a dramatização é intercalada numa hábil montagem com hilariantes ( e humilhantes ) entrevistas televisivas verídicas.

Vale a pena comprar ou apenas alugar?
Comprar, claro! E nem significa grande despesa. É mais um "café mal-amanhado". Felizmente algumas das mais interessantes produções independentes são distribuídas cá em Portugal por editoras nacionais que disponibilizam os filmes em revistas ou jornais. O meu exemplar comprei-o por apenas... 1.95€, por isso se algum dia encontrarem este filme nalguma papelaria ou revista não tenham a mínima das dúvidas em comprá-lo, aliás sempre fica mais barato que o próprio aluguer num clube de vídeo.

E
a minha escolha pessoal de "Cena buéda bem filmada"...
Numa determinada altura da sua vida Pekar sofreu um enfarte que lhe veio a servir de inspiração para a BD "Our Cancer Year", espécie de diário da doença ( e pensa-se que tenha sido um enfarte a razão da sua morte à altura em que escrevo isto ). O que se segue a seguir é um espectacular monólogo passado num sonho/coma, digno de um Oscar ( e ainda não me cabe na cabeça como Paul Giamatti não foi nomeado ). Em homenagem incluo aqui o video e a transcrição do mesmo. Só mesmo um génio como Pekar para inspirar a banalidade da vida numa estranha teoria da conspiração; e só mesmo outro génio como Paul Giamatti para interpretá-lo.

"Meu nome é Harvey Pekar. É um nome incomum. Harvey Pekar. Isto aconteceu no ano em que fui viver para o meu primeiro apartamento e tive minha primeira lista telefónica. Agora imaginem minha surpresa quando fui procurar o meu nome na lista...e vejo que em vez de mim está listado outro Harvey Pekar. Eu estava listado como Harvey L. Pekar. My nome do meio é Lawrence. Ele estava listado como Harvey Pekar. Assim o nome dele era completo. Depois nos anos 70...reparo que um terceiro Harvey Pekar estava listado na lista telefónica. Isso encheu-me de curiosidade. Como podem existir três pessoas com um nome tão invulgar como Harvey Pekar no mundo...muito menos na mesma cidade? Até que um dia...uma pessoa com quem trabalho veio dar-me as condolências...pelo que ela pensava ser o falecimento de meu pai. Ela mostrou-me a notícia na necrologia do jornal...por um homem chamado Harvey Pekar. E um dos seus filhos chamava-se Harvey Pekar. Esses eram os outros Harvey Pekars. E seis meses depois Harvey Pekar, filho, morre. Embora eu não tenha conhecido nenhum deles...fiquei cheio de tristeza. "Como seriam eles?", pensei. Parecia que nossas vidas estiveram ligadas de uma maneira indefinível. Mas a história não acaba aqui! Porque dois anos depois outro Harvey Pekar apareceu na lista telefónica. Quem são essas pessoas? De onde vêm? Que fazem? Que há num nome? Quem é Harvey Pekar?"

Quem é Harvey Pekar? Hoje um génio no Céu.

2003, EUA
Realizadores: Shari Springer Berman & Robert Pulcini 
Argumentista: Harvey Pecker e esposa Joyce Brabner ( BD American Splendor e Our Cancer Year ), Shari Springer Berman & Robert Pulcini

Trailer:

Sem comentários:

Enviar um comentário